Seguidores

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Desabafos...


Fatos deste primeiro semestre de 2011: no Brasil, manifestantes contra a visita do Obama são presos, inclusive menores de idade, e a mídia (globo) não divulga. Internacionalmente, Assange, criador do site Wikileaks que divulga informações confidenciais importantes e que mostram inverdades nas ações dos governos, é ameaçado de morte e acusado de estuprador sem nenhuma prova. O soldado americano, isso mesmo, SOLDADO,  que foi acusado de enviar documentos secretos do exército americano (como um soldado tem acesso a tais documentos secretos ninguem sabe!?) é preso e torturado diariamente, vivendo nu numa cela na solitária e possivelmente terá prisão perpétua, senão de morte. O Brasil, maior produtor de etanol do mundo e com a reserva de petróleo do pré-sal recém descoberta, importa 200 mil litros de etanol e petróleo dos EUA após a visita do "queridíssimo" (segundo a GLOBO) presidente estadunidense Obama.
Esses e mais inúmeros fatos "estranhos" tem acontecido diariamente. Parece que há uma fonte de energia imensa que podemos chamar de "ILUSÃO" que age diariamente junto desses fatos para mascara-los e redefini-los em nossa mente, assassinando nossa consciencia.
Qual é a grande verdade por trás de tudo isso???
Como na mensagem profunda que o filme Matrix aparentemente parece ter o objetivo de transmitir, vivemos num sistema, como uma grande máquina, e esse sistema, assim como realmente acontece nas empresas em geral ainda hoje em dia, onde a retórica de humanização é apenas mais uma articulação da ilusão porque, na verdade, mesmo nas questões de gestão de pessoas ou recursos humanos, engenheiros exatistas comandam as ações, ou seja, mesmo qualquer ação "humanista" ou sócio-ambiental manifestada por esse tipo de gestor exatista, é apenas ajuste da MÁQUINA humana.
E assim acontece com o mundo todo como esse grande sistema, exatistas por trás do Obama, do Lula, etc., lideram as ações do governo e nós somos apenas terminais humanos, pontos de acesso, talvez, muitas vezes, descartáveis como formigas se jogando no fogo para proteger a rainha.
Verdades e realidades explodem como "bolhas de sabão" a todo momento. A questão é saber que são como "bolhas de sabão", ou seja, tomam forma e se materializam, mas também são vazias.
Finalmente cabe a nós, e nisso tomo partido particularmente imerso no mito budista, o da consciencia livre, nos libertarmos da ilusão a agirmos na direção certa. Qual é a direção??? Como citação de Gandhi,  praxe em muitos textos: "Temos que ser a mudança que queremos ver no mundo".

Nenhum comentário: